Brasil na Wine Enthusiast!




Olhem que bela notícia que chega enviada pelo Ibravin!


Wine Enthusiast indica harmonização de vinhos com comida brasileira



A edição deste mês da revista Wine Enthusiast traz uma matéria sobre os vinhos brasileiros, com o título (“Brazil at its Best”, “Isto é o melhor no Brasil”, em tradução livre). Além de apresentar um breve histórico do Brasil vitivinícola e mencionar as principais regiões produtoras, a Wine Enthusiast, que é uma das mais importantes publicações especializadas em vinho dos Estados Unidos e do mundo, traz cinco rótulos – três espumantes e dois vinhos – harmonizados com pratos típicos da culinária brasileira. A reportagem é assinada por Michael Schachner, degustador oficial de vinhos da América do Sul.



A diversidade do Brasil convida a inúmeras harmonizações! (Foto: Maria Amélia, degustação de vinhos de terroir do Brasil, Fundação Ecarta)

O jornalista recomendou a harmonização de pão de queijo com o espumante moscatel da Aurora; coxinha com Salton Brut Reserva Ouro; feijoada com o espumante brut Casa Valduga 130; bacalhau à Gomes de Sá com Casa Perini Merlot; e churrasco com Lidio Carraro Quorum Grande Vindima.

Segundo Bárbara Ruppel, do projeto Wines of Brasil, realizado em parceria entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), as informações foram coletadas por Michael Schachner em um almoço realizado no final de março em Nova Iorque. O encontro ocorreu depois que a editora-executiva, Susan Kostrzewa, conheceu as vinícolas verde-amarelas em fevereiro, durante o Carnaval deste ano, a convite do Wines of Brasil.

Histórico
Em dezembro do ano passado, a Wine Enthusiast indicou, pela primeira vez, oito vinhos brasileiros. Três vinícolas gaúchas tiveram rótulos pontuados de forma inédita pela revista – Miolo (5 vinhos), Pizzato (2) e Lidio Carraro (1). Foram citados os vinhos Miolo Sesmarias safra 2008, Quinta do Seival Castas Portuguesas safra 2004, Miolo Terroir safra 2005. Lidio Carraro Quorum safra 2006, Pizzato Concentus safra 2005, Pizzato DNA 99 safra 2005, Miolo Merlot safra 2005 – indicado como “Best Buy” (melhor compra), e Miolo Lote 43 safra 2004.



A estreia dos vinhos brasileiros na revista ocorreu em novembro de 2011, quando Adam Strum, fundador, presidente e editor da Wine Enthusiast, escreveu o artigo “Chile, Argentina e agora Brasil”. O subtítulo era: “Algumas das melhores expressões do método Champenoise fora da França podem ser encontradas nas regiões vinícolas do sul do Brasil. Surpreso?”

O artigo foi a primeira publicação sobre os vinhos brasileiros na revista, resultado da visita inaugural do seu publisher Adam Strum ao Brasil, a convite do projeto Wines of Brasil. “O Brasil pode ser o próximo país emergente da América do Sul a causar um impacto nos EUA e mercados globais, seguindo os passos dos seus vizinhos mais consagrados, a Argentina e o Chile”, apontou ele, no artigo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enomatic

Sabores de Verão - Koh Pee Pee, Champagne, Chez Philippe - Ano 7

A arte de fazer um grande queijo | Visita a Raul Anselmo Randon | Vacaria