Luis Pato em Porto Alegre


Jantar Harmonizado com a presença do produtor Luis Pato
Bairrada, Portugal
11 de julho de 2012, 20h
Restaurante Pampulhinha, Porto Alegre


Porto Alegre tem a honra em receber um dos melhores produtores de Portugal, Luis Pato, para um jantar e apresentação de sua linha de vinhos, na próxima quarta-feira, 11 de julho.


A importadora Mistral, o Restaurante Pampulhinha e a Vinho&Arte promovem este encontro, onde um menu tipicamente português será acompanhado por degustação de sete vinhos emblemáticos, dentre eles o "Quinta da Ribeirinha Pé Franco", considerado pela crítica um dos melhores vinhos de Portugal. Confira detalhes!

O produtor:
Luis Pato é o “revolucionário da Bairrada”. 
O genial enólogo domou a casta "Baga" e conseguiu produzir vinhos de classe internacional, ao nível dos melhores do mundo, com uma uva antes conhecida por dar origem a vinhos rústicos, extremamente tânicos e ácidos. 

Seus fantásticos tintos estão sempre entre os mais celebrados de Portugal. Seus brancos são muito finos e os espumantes figuram entre os mais elogiados do país.

Luis Pato também criou os reputados “Bairradas de vinhedo” — é o caso do Vinha Barrosa, Vinha Pan e Quinta do Moinho — explorando o máximo potencial de cada terroir da região. São vinhos concentrados e muito refinados, de grande estrutura e riqueza, aptos a envelhecer longos anos. O raríssimo Quinta do Ribeirinho Pé Franco, produzido em minúsculas quantidades, é um vinho único, extremamente potente e complexo, produzido com uvas cultivadas em “pé franco”, isto é, plantadas diretamente no solo, como se fazia na Europa pré-filoxera (antes do final do século XIX). Robert Parker considera esse vinho o melhor tinto de Portugal e Luis Pato, o melhor produtor do país. O respeitado crítico João Paulo Martins também o coloca no topo das personalidades do vinho português.

Entre os lançamentos recentes, o sofisticado TRePA é a realização de um velho sonho, combinando uvas Tinta Roriz de um dos vinhedos mais bem localizados da região do Douro com a potente Baga da Vinha Pan — daí o divertido nome TR (Tinta Roriz) e PA (Pan). A linha Abafado Molecular é a inovadora criação de Luis Pato para harmonizar com a cozinha molecular, inspirada nas técnicas dos aclamados chefs espanhóis, como Ferran Adrià. Intensos mas delicados, os vinhos mostram um toque levemente doce, perfeitos para combinar com pratos diferentes e inventivos


O local escolhido - Restaurante Pampulhinha


A autêntica culinária portuguesa. Jaime Pinheiro comanda da cozinha à recepção, ao lado da família. Um dos destaques está na carta dos vinhos. Há mais de cinco mil marcas, entre nacionais e importados, talvez uma das maiores adegas, em estoque, variedade e vinhos raros, do Brasil e do mundo. A paixão pelo vinho é tanta que Jaime fez questão de criar um espaço de contemplação. O cofre, que era do banco, guarda agora verdadeiras jóias: a adega dos vinhos ícones. As grades permanecem lá, mas apenas simbolicamente para lembrar aos freqüentadores a essência preservada da uva. 

Aromas e sabores são cuidadosamente respeitados nas criações da casa, da entrada ao prato principal, passando pela sobremesa. A melhor pedida se adapta aos costumes e hábitos portugueses, pátria-mãe do proprietário Jaime Pinheiro, considerado pela crítica como "A melhor adega de Porto Alegre", bem como "O melhor restaurante - Frutos do Mar".



A organização do encontro é da enóloga Maria Amélia Duarte Flores.


Data: 11 de julho de 2012, 20h
Local: Restaurante Pampulhinha - Av Benjamin Constant, 1791, Porto Alegre RS
Reservas e informações exclusivamente pelo e-mail vinhoearte@gmail.com ou (51) 9331 6098


  
Menu:
Recepção | Espumante Luis Pato Baga Rosado Brut

Entrada | Lulas e camarões grelhados
Vinho: Luis Pato Maria Gomes Branco 2010
(variedade: Maria Gomes. Um vinho leve, fresco e aromático, perfeito para ser bebido como aperitivo ou na companhia de peixes e mariscos)


Degustação:
Luis Pato Vinhas Velhas Tinto 2008

O Vinha Velhas tinto mostra a casta Baga "domada", mas cheia de potência e fruta, com uma enorme capacidade de envelhecimento - comprovada pela jornalista inglesa Jancis Robinson, que achou o da safra de 1985 tão bom que resolveu compará-lo com um bom Bordeaux da mesma safra. O Bordeaux sucumbiu diante da grandiosidade do Vinhas Velhas.

Luis Pato Vinha Barrosa 2009
o Vinha Barrosa é um dos mais célebres de seus "Bairradas de vinhedo". Refinado, estruturado e complexo, é um dos grandes tintos de Portugal, e na última safra avaliada por Jancis Robinson recebeu a excelente nota 18.50/20. A produção é tão pequena que, em Portugal, este vinho é vendido apenas "en primeur".

Luis Pato TRePA 2007 
É a realização de um velho sonho, combinando uvas Tinta Roriz de um dos vinhedos mais bem localizados da região do Douro com a potente Baga da Vinha Pan - daí o divertido nome TR (Tinta Roriz) e PA (Pan). O vinho mostra grande estrutura, mas é envolvido por muitas camadas de fruta madura, o que faz com que possa ser apreciado desde jovem ou ser guardado por muitos anos.

Luis Pato Quinta do Ribeirinho Pré Franco 2005 (Robert Parker 91)
Verdadeiro ícone do vinho português, o Quinta do Ribeirinho Pé Franco é um dos melhores e mais únicos vinhos do mundo. As vinhas de Baga são plantadas sem enxerto, em "pé franco", como era feito antes da filoxera. Os rendimentos são ínfimos e a minúscula produção de cerca de 80 caixas por ano é disputadíssima. Poderoso e bastante concentrado, com uma profundidade incomum, mas grande classe e elegância, é um tinto grandioso, para durar décadas.

Jantar:
Bacalhau à Moda da Casa

(Posta de Bacalhau grelhada, cebolas grelhadas, batatas e ovos cozidos, grão de bico e legumes, tudo regado com azeite de oliva e azeitonas portuguesas)
Bacalhau ao Chef
(Bacalhau grelhado, batata soutê, arroz de brócolis, ovos cozidos e azeitonas portuguesas)
Porções para compartilhar como nas melhores mesas portuguesas!

Acompanha:
Luis Pato Baga 2009
O tinto Luis Pato é o tradicional Bairrada da casa, proveniente da cepa Baga, de vinhas próprias. É envelhecido em pipas de 650 litros de carvalho francês, o que lhe confere maior equilíbrio e maciez. Trata-se de um vinho de excelente relação qualidade/preço, muito aromático, saboroso e com taninos marcantes, mas redondos.

Sobremesa
Luis Pato Abafado Molecular Branco

Elaborado com o mesmo corte do Vinhas Velhas branco, adicionado de 2% de Baga vinificado como vinho branco, este é um vinho rico e sedutor. O nome abafado vem do termo técnico utilizado para interromper a fermentação, resultando em uma considerável quantidade de açúcar residual, equilibrado pela ótima acidez do vinho.

Acompanha Pastéis de Santa Clara
Bem Casados - Doces do Bem - Chef Cristina Pinheiro

Café

A degustação é realizada em Taças Strauss.


Valor individual - R$ 275,00

Vagas limitadas.
Reservas e informações exclusivamente pelo fone 51 9331 6098
vinhoearte@gmail.com


Os vinhos você encontra:


Representante em Porto Alegre:
Amilton Leal - amilton@mistral.com.br


         
Maria Amélia Duarte Flores
Vinho & Arte Eventos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enomatic

Sabores de Verão - Koh Pee Pee, Champagne, Chez Philippe - Ano 7

A arte de fazer um grande queijo | Visita a Raul Anselmo Randon | Vacaria