Uma visita a Vacaria - parte I - Noite de Vinhos

Faz frio na serra gaúcha. Um convite importante nos espera lá no alto dos Campos de Cima da Serra, forma que é carinhosamente conhecida a região de Vacaria. Está no norte do Rio Grande do Sul, a caminho de Santa Catarina. Terra de tropeiros, do tradicional Rodeio Crioulo, dos pinhões, da vida no campo, gaúcho a cavalo, fogão a lenha.

(almoço com os vinhos Sozo na Churrascaria Parada Água na Boca, em Vacaria/RS)


A ocasião era o convite do amigo José Sozo, para prestigiar a Noite de Vinhos da cidade. Este evento, além de divulgar os vinhos que começam a surgir pela região, também é um incentivo a arte, gastronomia, cultura e, futuramente turismo (por que não?).

Saímos de Garibaldi pela tarde. Para quem vai a Vacaria, tem que passar por Caxias do Sul e depois pode optar por dois caminhos: passar por Flores da Cunha/Antônio Prado/Ipê ou ir por São Marcos. Optei pela segunda opção - mesmo sendo um pouco mais longe, o caminho sinuoso é muito bonito e já aproveitei para passar pela Vinícola Irmãos Molon, com rápida parada no seu atendimento turístico.

(Vinícola Irmãos Molon, vinhos Sinuelo, São Marcos/RS)




A noite chuvosa e fria convidava a provar bons vinhos!

O cardápio foi de autoria e execução da UCS/ICIF - Flores da Cunha. Os vinhos, todos locais. Além da harmonização, a Orquestra do Sesi de Caxias do Sul foi um dos atrativos. Enquanto espumantes eram servidos, a música invadia o local, totalmente decorado com folhas de carvalho (uma nova cultura nas propriedades locais) e outras árvores, além das maçãs!

(apresentação da Orquestra do Sesi)

Na sequência, descoberta e alta gastronomia. Provamos o RAR Viogner (vinho com ótima estrutura, frescor, esta uva pode ser uma revelação da região), o Sozo Chardonnay, além do Aracuri Sauvignon Blanc, gratíssima surpresa.




(O prato tinha toques com o queijo Grana Padano e Champignon... que delícia!)

Em seguida, foi a vez de provar os tintos. Além da massa, também veio um prato de filé. Foi um passeio de sabores. Gostei muito do Sozo Pinot Noir, além do ótimo equilíbrio que o RAR 2006 apresenta, com sua boa evolução em garrafa. Na sobremesa, os traços do desenho do prato me fizeram lembrar do País Basco...






Foram momentos muito especiais!

A realização é da CIC de Vacaria/RS.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enomatic

Sabores de Verão - Koh Pee Pee, Champagne, Chez Philippe - Ano 7

A arte de fazer um grande queijo | Visita a Raul Anselmo Randon | Vacaria