Villa Matarazzo para Jayme Monjardim

O projeto "Villa Matarazzo" é uma criação da enóloga Maria Amélia Duarte Flores com o cineasta Jayme Monjardim Matarazzo. Mais do que uma homenagem a Família Matarazzo, contempla todos os conceitos de Vinho e Arte: emoção, sensações, música, imagem, uma experiência em cada garrafa. Como na arte, não há regras duras: sua criação não exige o compromisso em sequência de safras, nem vinhedos; vamos buscando o que melhor for expressar as idéias do momento. Na sua primeira edição, selecionamos um raro vinho do Douro, que surpreende pelo corpo, longevidade, intensidade (últimas garrafas disponíveis a venda). Em breve, um espumante rosé para marcar época, com a personalidade de Maysa, já é esperado pelos colecionadores.

Cadastre-se e acompanhe conosco cada novidade desta iniciativa:
vinhoearte@gmail.com


Villa Matarazzo para Jayme Monjardim | Edição Douro | Ano I | Safra 2008
Quinta dos Avidagos Grande Reserva, Portugal




Das duas mil garrafas elaboradas deste vinho, 200 foram reservadas como lote especial e exclusivo para Villa Matarazzo. Um vinho para colecionar.




Blend de Touriga Nacional e vinha velha. Um vinho grande, como aliás sugere o classificativo 'Grande Reserva', sendo a própria garrafa enorme e pesada. Já leva quase 4 anos em garrafa mas ainda se revela preto na cor, muito jovem. Corpo largo, quase colossal, evolução lenta portanto. Dispõe de fruta preta (obviamente madura), em camadas, num conjunto tudo polido também pelo álcool que é elevado. Temos, sem dúvida, aqui um vinho que é capaz de despertar paixões, pois é particularmente intenso e isso agradará ao público que procura emoções fortes. Por ser ligeiramente doce não é tão gastronômico (acidez moderada) quanto poderia ser (mais a mais para 2008), mas a verdade é que é um bom representante dos tintos potentes e modernos do Douro, e que ainda durará, por certo, uns bons anos em garrafa. 

(Nuno Garcia, Revista de Vinhos de Portugal, versão blog, janeiro de 2014) 

Vinhedos : As vinhas da Quinta dos Avidagos , algumas com mais de 80 anos de idade , estão implantadas em terrenos xistosos com elevada pedregosidade e excelente exposição solar, na região do Douro, em Portugal. Caracteriza-se por uma elevada densidade de plantação, baixo rendimento e uma invulgar combinação de castas tradicionais dourienses.

Uvas: Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinta Barroca, entre outras cepas de vinhas antigas.
Amadurecido em barricas de carvalho francês por 18 meses. Vinho não filtrado
Acompanha bem pratos de carnes vermelhas bem condimentadas e queijos de ovelha curados.
Potencial de envelhecimento: até 2020
Álcool : 15,50% vol
Engarrafado: Dezembro 2010
Premiação mais relevante: Top 10 Portugal / 8º melhor vinho Português / Revista Wine 2011

Disponível exclusivamente nos restaurantes Paris6 / SP e RJ e na Vinho & Arte Casa/Porto Alegre

Informações: vinhoearte@gmail.com / 51 9331 6098

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enomatic

Sabores de Verão - Koh Pee Pee, Champagne, Chez Philippe - Ano 7

A arte de fazer um grande queijo | Visita a Raul Anselmo Randon | Vacaria