Um tour pela Campanha Gaúcha | Relatos do primeiro dia

Nosso final de semana foi totalmente dedicado ao Tour Vinhos da Campanha, onde levamos um grupo para vivenciar uma divertida experiência por Bagé e Dom Pedrito. Mais do que visitas a vinícolas, vivenciamos a cultura da região, com ampla programação de atividades culturais. O destaque ficou com o local escolhido para ser a nossa "sede": a belíssima fazenda da Pousada do Sobrado !



A região situa-se na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguay e tem se tornado muito conhecida pelo crescente da vitivinicultura e qualidade dos vinhos.

Nosso objetivo era realizar um tour que fosse além das taças, e viajasse pela história, pelos sabores da gastronomia, pelo cinema, arte, já que recentemente lá foi gravado o filme "O Tempo e o Vento", do diretor Jayme Monjardim.


(fonte: http://www.caderno7.com/2012/05/o-tempo-e-o-vento-chega-metade-das.html)


A viagem teve início na sexta, dia 06. Saímos de Porto Alegre com destino a Caçapava do Sul, onde pudemos conhecer uma Mina de Calcário, ver detonação e entender toda sua importância histórica e econômica para o nosso estado. Após, um almoço pra lá de especial a convite da Mineração Mônego, com apresentação do projeto de produção de Azeites de Oliva do município.


(Mina de Calcário em Caçapava do Sul)

Assista uma parte da detonação:



A famosa sobremesa!! Foto de Andrea Pedrazani:



Dali, seguimos a Candiota, visitar dois importantes projetos: a Seival Estate, moderníssima, do Grupo Miolo (onde surgem vinhos importantes, como Quinta do Seival).





Após um brinde entre os vinhedos da Bellavista Estate, de Galvão Bueno! Um pôr-do-sol emocionante e produto de altíssima qualidade - tem muito futuro!!








Ao chegar no Sobrado, uma recepção especial. Tudo rapidinho, pois tínhamos como compromisso um Jantar Harmonizado na Pousada da Maya, com os vinhos da Dunamis, de Dom Pedrito.

(Chegada ao Sobrado: foto de Adriana Lucia Beilner)

A Pousada da Maya é uma volta no tempo, repleta em detalhes, restaurada e finamente decorada!


(entrada da pousada daMaya - foto de Adriana Lucia Beilner)

No cardápio, além de queijos da Maya, foccacia, a salada tinha toques de mostarda e mel (perfeito para combinar com o Pinot Grigio e Sauvignon Blanc apresentados); na sequência, podia-se optar por Risoto de Charque e Abóbora ou um Spaghetti com molho sírio, com filé e muitas especiarias.






Nada melhor para uma noite fria, provando os clássicos Dunamis Cor e Dunamis Cabernet Franc, além dos lançamentos Tannat e Pinot Noir. Para fechar, um cheesecake com doce de leite, simplesmente sensacional! Era hora de voltar para o Sobrado... um grande dia nos esperava no sábado!

*todas as fotos, exceto as citadas, são de Maria Amélia Duarte Flores

Comentários

Karina Freitas disse…
Maria Amelia você fez uma integração perfeita entre o rural e o urbano valorizou nosso patrimônio histórico e cultural mostrou que o Bageense é hospitaleiro e temos condições de alavancar cada vez mais nosso turismo . E é claro você sabe que esse segmento é valorizado por países de todas as partes do mundo . Escolheu muito bem a belíssima POUSADA DO SOBRADO sob a
administração da competente Cátia Souza . O bem receber da família Mônego foi fantástico.Caçapava tem muito a mostrar .A bela vinícola guatambu local que todos tem que conhecer em Dom Pedrito ,Vinícola Miolo Seival,a maravilhosa Vinícola Peruzzo em Bagé a qual finalizou seu tour com a presença dos proprietários .Nota-se que você faz tudo com classe e sofisticação parabéns ! Poderia ter incluído manifestações folclóricas e mostrado um pouco da produção artesanal da cidade , fica a minha dica para o próximo , o qual quero ser informada com antecedência .Parabéns pela bela iniciativa .
Karina Freitas

Postagens mais visitadas deste blog

Enomatic

Sabores de Verão - Koh Pee Pee, Champagne, Chez Philippe - Ano 7

A arte de fazer um grande queijo | Visita a Raul Anselmo Randon | Vacaria